cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Adeus a Cícero Nogueira, voluntário CPT-Ba

Cicero adeus 2
Comunidade do bairro São José (Irecê) durante a procissão para o sepultamento

Amanhecemos tristes no sábado, 21 de maio com a notícia do  falecimento de CÍCERO NOGUEIRA, voluntário da CPT Bahia. Ele foi vítima de um assalto em casa, na cidade de Irecê e não resistiu após receber um tiro durante a ação dos bandidos. O enterro foi no domingo, 22 de maio e mobilizou toda a comunidade do bairro São José.

Além de um grande amigo Cícero era um cantador e poeta. Era referência forte e abençoada, um leigo amadurecido, capacitado e generoso em viver o evangelho. Ele sabia traduzir a linguagem bíblica em linguagem poética e popular porque, primeiro, vivia o que os textos inspiravam. Sempre em prontidão para servir, a qualquer momento, com simplicidade e coração alegre, participou de vários encontros de formação da CPT e da CEBs na diocese de Ruy Barbosa e de Salvador, bem como na sua região.

cicero
Cícero durante uma atividade pastoral

É mais um vazio que se abre em nosso coração. Sentimos que a CPT perde um exemplo na luta permanente por um Brasil diferente, onde capacidade, criatividade e genialidade profissional se traduzem em compromisso afetuoso e generoso para com os pobres, segundo a iluminação da espiritualidade bíblica. Na certeza da ressurreição, nos solidarizamos com os familiares e amigos e partilhamos a oração feita pelo frei Luciano Bernardi:

“Deus, Pai e Mãe da Vida, te entregamos hoje este pai, esposo, nosso irmão, amigo, companheiro. Que a memória abençoada de sua vida e de sua missão cumprida, possa iniciar hoje a consolar sua família e o nosso coração chocado que tem dificuldade diante desta e tantas violências. Que o sorriso, o canto e as rimas esperançosas de Cícero nos inspirem em nosso compromisso de paz e justiça. Amém.”

Comissão Pastoral da Terra – Bahia

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp