cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Do Rio de Janeiro ao Arrojado: resistências e sonhos no chão do Cerrado! – ‘Memória do professor Carlos Walter Porto Gonçalves’

CPT Centro-Oeste

No dia 18 de novembro de 2023, na Escola Família Agrícola Padre André – EFAPA, em Correntina -BA, a Comissão Pastoral da Terra – CPT,  comunidades tradicionais, amigos/as, companheiros/as e admiradores/as do Professor Carlos Walter prestaram uma homenagem, em forma de agradecimento por tanta dedicação e compromisso com a luta em defesa do Cerrado, dos Povos e Comunidades Tradicionais no Oeste da Bahia.

O Professor Carlos Walter Porto-Gonçalves, fez a sua passagem no dia 06/09/2023 em Florianópolis-SC e a  família enviou parte de suas cinzas para o Oeste da Bahia, num gesto de doação e respeito às suas grandes paixões, os povos e a natureza, elementos fundamentais da sua obra acadêmica, que está imortalizada no Brasil, América Latina e no Mundo, deixando uma marca original e inovadora na Geografia.

No Oeste da Bahia trouxe o raciocínio geográfico abordando as questões sociais e ambientais, das lutas por terra, água e territórios, reconheceu em seus escritos as potencialidades e saberes dos povos do Cerrado baiano.

Nesta posição de professor,  pesquisador e militante social, cultivou uma relação afetiva, de respeito e carinho com essa região e às pessoas, que em um  gesto de fraternidade, solidariedade, respeito, afeto, admiração e amizade, lançaram as cinzas do Professor Carlos Walter, na terra com plantio de um ipê e nas profundezas das águas do Rio Arrojado.

Carlos Walter encantou, no entanto deixou seu legado, imortalizado em suas ideias e conhecimentos, sua história de vida, sua capacidade de acreditar que um outro mundo é possível, necessário e urgente. 

 Carlos Walter Presente Presente Presente!!✊🏽✊🏽

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp