cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Romaria da Terra da diocese de Ruy Barbosa

Diocese de Ruy Barbosa realiza neste domingo, 24/08/14 sua Romaria da Terra, em Itaetê, com o tema “Bacia do Paraguaçu: veias que geram vida na Bahia”. A Romaria é mais um encontro de fé do povo, celebrando a vida e a luta por terra e vida digna.Cartaz da Romaria da terra e das águas da Diocese de Ruy Barbosa - Iatetê - BA  (1)

 

Nos anos 70 havia muitos conflitos por causa da terra na região, principalmente em Itaetê, Andaraí e Nova Redenção. Os fazendeiros colocavam o gado dentro das roças, queimavam casas e espancavam posseiros. Diante de tanto sofrimento e sabendo da fé que o povo tinha no Bom Jesus, padre Eugênio sugeriu “uma romaria que nos ajudasse a ver nosso sofrimento com a história do Bom Jesus“, como conta Estafeta, de Itaetê. A viagem à Lapa – que os romeiros chamaram de “Missão da Terra” – teve a participação de 150 pessoas dos três municípios e aconteceu de 05 a 09 de junho de 1976, dando origem à ROMARIA DA TERRA DA LAPA.

Nos anos seguintes os conflitos continuaram, mas as vitórias também começaram a aparecer e, dez anos depois daquela viagem à Lapa do Bom Jesus, a Diocese de Ruy Barbosa realizou a sua primeira ROMARIA DA TERRA.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp