cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Bahia perde terras para Goiás e revolta o oeste

Coluna Tempo Presente do Jornal A Tarde, 11 de outubro de 2014

O oeste baiano, assim chamado por envolver as terras que ficam do rio São Francisco para o oeste, sempre acalentou a esperança de tornar-se independente, de virar o estado do São Francisco, por julgar-se esquecido.

E convenhamos, tem lá suas razões e ganhou agora uma das boas. Lembra aquela velha pendenga sobre os limites entre as divisas de Bahia, Goiás e Tocantins?

Pois é, o STF julgou o caso quarta, e a Bahia não só perdeu como ainda perdeu da pior forma possível: o estado foi o autor da ação e no julgamento não compareceu. Os goianos, que lá estavam, deitaram e rolaram.

Mais: a Bahia já havia feito um acordo com Tocantins. Na decisão do STF, o fato não é mencionado. Prevaleceu a vontade goiana, de que a divisa fosse definida pelo ‘divisor de águas’ (os rios da região), e não como defendia a Bahia, pela escarpa da Serra Geral.

Resultado: terras que eram da Bahia agora passam a ser de Goiás. Os goianos comemoram como ‘um dia de júbilo’. O oeste, como um ‘dia de luto’.

E pior, muitas propriedades têm dois donos, um baiano e um goiano. Pela decisão do STF, vai valer quem entrou na Justiça primeiro.

Para os baianos, a situação é pior do que a de antes. Ao invés de resolver, agravou.

ABANDONO — Sérgio Pitt, coordenador da União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob), diz que demarcação da divisa pelo divisor de águas foi feita pelo Exército. E já a partir daí a Bahia fez pouco caso:

– A Bahia não indicou sequer um assistente de perícia.

TUMULTO GERAL — Muitas das fazendas nas áreas em litígio têm um dono baiano e outro goiano. Pela decisão do STF, vai valer quem entrou na Justiça primeiro. Segundo Pitt, será um horror.

– Muitas dessas ações deram entrada na Justiça de Goiás e correram à revelia dos que julgavam estar na Bahia. A situação que teremos é bem pior do que a de antes.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp